sábado, 26 de maio de 2012

PLATAFORMA ELETRÔNICA DE GRÃOS FECHA ACORDO COM INDÚSTRIA

A FortisAgro, plataforma eletrônica de intermediação de compra e venda de produtos agrícolas lançada há poucos meses no Brasil, fechou um acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), numa parceria que pode marcar o início de um nova relação comercial entre agricultores e o setor industrial.

Atualmente, já são cerca de mil operadores cadastrados na FortisAgro para comprar e vender soja, milho, trigo, arroz, caroço de algodão, sorgo e sebo (para biodiesel), além dos derivados das commodities. Mas plataforma tem meta de aumentar em mais de dez vezes o número de participantes no ambiente de negócios até o final do ano.

A parceria com a Abima, que conta com 50 associados que respondem por cerca de 9 bilhões de reais/ano em faturamento do setores de massas alimentícias e pães industrializados, é um passo importante para conseguir atingir essas metas, assim como elevar os negócios na plataforma, ainda em volumes muito aquém do potencial, disse João Batista Cardoso, um dos consultores do projeto da FortisAgro.

"Vai ser bom para o setor, vai ser bom para todo mundo", comentou ele em entrevista nesta quinta-feira.

Como contrapartida da parceria, um percentual arrecadado pela FortisAgro em negócios feitos por associados da Abima será revertido em benefício da associação.

"Os associados deles irão operar a plataforma, e uma parte vamos devolver para a associação para que ela implemente, por exemplo, plataformas de marketing", explicou Cardoso.

Ele disse ainda que a plataforma, pioneira na negociação de produtos agrícolas pela Internet no Brasil, busca ainda outras associações como parceiras.

Cardoso não especificou o volume de negócios registrados até agora pela FortisAgro nem deu detalhes sobre a parceria, mas considera que a plataforma tem grande espaço para crescer, já que os cadastros no site têm aumentado exponencialmente. "Está tendo uma receptividade muito boa."

MELHORES MARGENS

O presidente da Abima, Cláudio Zanão, por outro lado, vê uma chance para os integrantes da indústria melhorarem as margens, utilizando a FortisAgro.

"As compras hoje ainda são feitas no velho método de receber vendedores. O portal vai facilitar o acesso a preços e a condições melhores para todos", comentou Zanão. "Diria que é um ganha-ganha."

No caso da Abima, alguns associados, além de produzir produtos acabados, como massas, também fabricam a farinha. "Ele poderá tanto comprar o trigo, comprar a farinha, ou vender a farinha" pela plataforma eletrônica, disse Zanão.

Considerando a produção nacional de massas, de cerca de 1,3 milhão de toneladas no ano, o que equivale a um consumo semelhante de farinha, o potencial para negócios na FortisAgro junto com esse setor é grande. "Há boas possibilidades de negócios para todos."

Para que as negociações, realizadas sem a intermediação de corretores, ocorram com segurança, os interessados em participar da FortisAgro são obrigados a se cadastrar e "parametrizar" os produtos que comercializam.

Uma esmagadora de soja, por exemplo, deverá se cadastrar e informar que é compradora de soja, escolher a modalidade que deseja comprar e também indicar quais produtos vende. Depois que indicou os produtos que comercializa, deverá selecionar os operadores (compradores e vendedores) já cadastrados e que comercializam os produtos compatíveis com os que ele indicou.

"Fazendo essa parametrização ele começará a receber ofertas dos produtos selecionados e de operadores escolhidos", disse o representante da FortisAgro.

Outra vantagem da FortisAgro, pela forma como o ambiente de negócios foi montado, é a visualização dos preços no portal, o que vai permitir que o cadastrado acompanhe as cotações do dia dos produtos, acrescentou Cardoso.

Via Abima http://www.abima.com.br/notNotciasAbimaDp.asp?cod=398

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bom dia colaboradores

A jovem Louriane (foto acima) é a responsável pela recepção da Andiju Alimentos, simpática, dedicada e extremamente profissional como demais colaboradores, exerce suas funções diariamente na Andiju Alimentos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Andiju Alimentos deseja feliz dias das mães

Fortificação com ferro e ácido fólico

A carência de ferro no Brasil atualmente é um dos principais problemas nutricionais. Se este nutriente for consumido em quantidades inadequadas, causa um tipo de anemia conhecida como "anemia ferropriva". Este tipo de anemia atinge hoje parte da população brasileira, principalmente crianças e adolescentes e, em adultos, sua carência causa fadiga. A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as mulheres em idade reprodutiva aumentem o consumo de ácido fólico.

A fortificação de produtos de grande consumo foi uma das estratégias adotadas para melhorar a situação nutricional da população brasileira.

A partir da Publicação da Resolução - RDC ANVISA n° 344.02, se tornou obrigatória a fortificação da farinha de trigo com ferro e ácido fólico. Por esta Resolução cada 100g de farinha de trigo deve fornecer no mínimo 4,2 mg (quatro vírgula dois miligramas) de ferro e 150 mcg (cento e cinqüenta microgramas) de ácido fólico. Todos os produtos derivados da farinha de trigo (pães, massas e bolos) devem ser feitos com farinha de trigo fortificada com esses dois micronutrientes e deve haver informação na rotulagem do produto sobre esta adição, em suas respectivas quantidades, na Tabela Nutricional Obrigatória e lista de ingredientes.

Caso a adição destes dois compostos for inviável tecnologicamente (causando alguma implicação que afete a qualidade final do produto), a fortificação pode ser suspensa. Porém, no processo de fabricação de todos os tipos de macarrão a fortificação não afetou as características finais dos produtos e hoje é possível encontrar ferro e ácido fólico em quantidades seguras neste alimento de fácil acesso e de sabor agradável.

Via Abima

sábado, 5 de maio de 2012

NOTA DE FALECIMENTO

MARLENE MARQUES

A ANDIJU alimentos cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da sra. MARLENE MARQUES, esposa no nosso querido funcionário e porteiro Lourenço das Graças Marques. Convidamos a todos os funcionários e amigos para o velório na Capela Mortuaria e tambem para o enterro que ocorrerá no cemiterio municipal hoje (05/05/2012) as 17:00 horas.

Agradecemos aos que se fizerem presentes a esse ato de soliedariedade.

ANDIJU ALIMENTOS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do trabalho

A Andiju Alimentos parabeniza todos seus trabalhadores, colaboradores e amigos pelo dia mundial do trabalho.

Parabéns