Os brasileiros estão com mais medo de perder o emprego agora em setembro do que no fim do primeiro semestre do ano. O Índice de Medo do Desemprego (IMD), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta terça-feira chegou a 75,3 pontos em setembro. Em junho, o indicador foi de 74,7 pontos. Apesar da alta, a Confederação destaca que o IMD "continua próximo do menor valor da série: 71,6 pontos, apurado em setembro de 2011".
A CNI atribui o aumento do indicador aos dados coletados no Norte/Centro-Oeste do País. Nessas regiões, o medo das pessoas de perder o emprego é maior. O Norte/Centro-Oeste registrou um IMD de 86,2 pontos, o que equivale a um crescimento de 15,1% em relação a junho, que teve IMD de 74,9 pontos.
Nas outras regiões, o medo do desemprego recuou. O Sudeste registrou um IMD de 71,7 pontos em setembro ante a 72,4 pontos de junho. O Sul teve um IMD de 77,2 pontos em setembro e em junho havido sido 78,2 pontos. O Nordeste foi a região onde o medo do desemprego teve maior queda: caiu de 76,3 pontos em junho para 74,5 pontos em setembro.
Fonte: Estadão online