quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Abima celebra com a indústria redução do PIS e do Cofins para massas

Após quase dois anos de insistência da atual gestão, a Abima sensibilizou o Governo Federal para a redução da carga tributária que incide sobre a produção de massas alimentícias. O comunicado oficial foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última quinta-feira e o governo diminuiu o PIS e o Cofins de 9,25% a zero. A medida inclui o tópico 1902 da TIPI, que abrange massas secas, frescas e instantâneas.

A medida tem validade até 30 de junho de 2012 e, apesar de não ser definitiva, temos que comemorar porque se trata de uma reivindicação antiga do setor. A Medida Provisória nº 552/2011 faz parte de um conjunto de ações para estimular a economia do Brasil por intermédio do incentivo ao crédito e ao consumo.
Para nós, a iniciativa vem em bom momento. Vai contribuir para que possamos competir em pé de igualdade com nossos maiores concorrentes na mesa do brasileiro: o arroz e o feijão, que já são desonerados há seis anos. A princípio, a medida poderá refletir na diminuição no preço ao consumidor final em até 6% no início do próximo ano, o que deve gerar um maior consumo de macarrão no País.

Nossa luta, a partir de agora, é demonstrar ao Governo em volume o potencial desta redução. Temos seis meses para aproveitar a medida, tornar os benefícios mais concretos e estruturar os argumentos para reivindicar a prorrogação da desoneração, sempre, claro, atrelados à farinha de trigo. Precisamos também aliar essas ações fiscais à mudança de hábito do brasileiro, para que coloquem mais macarrão na mesa, em mais dias da semana.
Conquistamos uma vitória, mas ainda temos batalhas e contamos com vocês, nossos associados, para ganharmos definitivamente esta luta que beneficia todo o setor.

Abima

Nenhum comentário: