quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CONSUMO DAS FAMÍLIAS DEVE CRESCER SÓ 3,5%, DIZ CNI

As estimativas para o crescimento do consumo das famílias brasileiras, que tem amortecido os efeitos da crise no país, estão em baixa.
O consumo deve subir apenas 3,5% neste ano em relação a 2011, segundo revisão realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O percentual será o menor desde 2003, de acordo com dados da entidade.
Cálculos do início do ano sinalizavam crescimento de 4% no consumo para 2012.
No entanto, a interpretação atual é a de que a população já está endividada demais para seguir comprometendo seu orçamento.
Mesmo em 2009, quando a economia sentia fortes reflexos da crise, os gastos das famílias brasileiras não subiram tão pouco, segundo a entidade.

A redução estimada no consumo pode representar cerca de R$ 14,4 bilhões que deixariam de ser injetados na economia, aponta a CNI. "Como o PIB vai ser menor neste ano, haverá também desaceleração no consumo das famílias. Para a indústria, a dificuldade é o importado", diz Flávio Castelo Branco, economista-chefe da CNI. A elevação inferior da demanda doméstica deve dificultar a reação da atividade industrial.

"O consumo das famílias está perdendo a capacidade de ser o alavancador do crescimento. Precisamos encontrar outro alavancador. Estamos com dificuldade de competir com os estrangeiros.".

Nenhum comentário: