terça-feira, 25 de outubro de 2011

O macarrão na dieta saudável

Declaração Científica do Consenso

1. Pesquisas científicas apoiam cada vez mais a importância da dieta como um todo, em vez de alimentos e nutrientes considerados individualmente.

2. As refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente. Os padrões alimentares tradicionais conferem mais benefícios à saúde do que os atuais padrões ocidentais.

3. Muitos ensaios clínicos confirmam que é o excesso de calorias, e não de carboidratos, o responsável pela obesidade. As dietas com sucesso em promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis, adequadas e saudáveis de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos esses três macronutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta individualizada, que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo.

4. Num momento em que a obesidade e o diabetes aumentam em todo o mundo, as refeições com massas alimentícias e outros alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar a glicemia e o peso corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. O índice glicêmico é um dos fatores que influenciam a saudabilidade dos alimentos.

5. As massas alimentícias constituem uma alternativa saudável e econômica em quase todas as sociedades. Promover a acessibilidade e o baixo custo das massas alimentícias pode ajudar a combater o preconceito de que alimentos saudáveis são demasiadamente caros.

6. As refeições saudáveis com massas alimentícias são uma deliciosa maneira de incluir ou aumentar o consumo de vegetais, leguminosas e outros alimentos considerados saudáveis, e que não são consumidos em quantidades ou frequência suficiente.

7. As refeições saudáveis com massas alimentícias são apreciadas em várias culturas no mundo inteiro, uma vez que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes locais ou sazonais.

8. Médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde devem recomendar refeições saudáveis com massas alimentícias que sejam variadas e balanceadas.

O documento foi elaborado pelos seguintes especialistas:

Cynthia Harriman, Olways, Boston, Estados Unidos
Cyril Kendall, Universidade de Toronto, Toronto, Canadá
Emilce Ulate, Universidade da Costa Rica, San Jose, Costa Rica
Gülden Pekcan, Universidade Hacettepe, Ankara, Turquia
Hector Bourges, Instituto de Ciências Médicas e Nutrição, Cidade do México, México
Jaime Rozowski, Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile
Kathy Mcmanus, Brigham and Women's Hospital, Boston, Estados Unidos
Marta Garaulet Aza, Universidade de Murcia, Murcia, Espanha
Nidia Solbeyh Vargas, Nutrição Total, Caracas, Venezuela
Nuno Borges, Universidade do Porto, Porto, Portugal
Oscar F. Herrán, Universidade Industrial Santander, Bucaramanga, Colômbia
Pietro Antonio Migliaccio, Sociedade Italiana de Ciência da Alimentação, Roma, Itália
Rosamaria Da Re, Instituto de Tecnologia de Mauá, São Paulo, Brasil
Sara Baer-Sinnott, Olways, Boston, Estados Unidos
Sergio Britos, Universidade de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
Vanderlí Marchiori, da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, Brasil

Via http://www.trigoesaude.com.br/saude/macarrao-dieta-saudavel-2.shtml

Nenhum comentário: