quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Abima atende às novidades do varejo da National Retail Federation 2012

Anualmente, as principais novidades na área do varejo são mostradas em Nova York, no Retail’s Big Show, mais conhecido como NRF ou Big Show, o maior evento de varejo do mundo. A feira é organizada pela National Retail Federation e, nesta 101ª edição, foram promovidas mais de 100 palestras, com 400 expositores e mais de 25 mil participantes (dos quais 4,5 mil são brasileiros), entre os dias 15 e 18 de janeiro. Como representante da indústria, a Abima está sempre atenta às tendências internacionais que podem influenciar as vendas de nossos associados.

A grande tendência apontada por quase todos os expositores diz respeito à evolução da tecnologia, que a cada ano se mostra mais incisiva nas decisões dos consumidores. Um estudo global feito pela IBM mostra que 71% dos clientes querem incluir novas tecnologias no processo de compra. Neste cenário, as diferenças entre as lojas físicas e virtuais têm diminuído, os clientes veem o produto na loja e compram pela internet e vice-versa. É o que os especialistas chamam de “omnichannel”, ou “oni-canal”, na tradução para o português, a venda por todos os canais.

No Brasil, ainda temos algumas barreiras como a internet 3G cara e de baixa qualidade, a logística e o fisco, mas é importante observar que o e-commerce tende a crescer. No caso das massas alimentícias e dos pães industrializados, é interessante prestarmos atenção à exposição nos pontos de venda, que podem oferecer emoção e conectividade para atrair novos clientes. Bom lembrar que o brasileiro gosta de interação e ações criativas que induzam o consumidor à compra.

Além disso, a tecnologia também está sendo usada mundialmente como forma de organizar melhor o estoque para precificação e suprimento. Um exemplo é a rede varejista Sonae, de Portugal, na qual os funcionários sabem quando o produto está para vencer e determinam a venda mais barata para evitar quebras. Tablets, QR Code, displays interativos e aplicativos para celular estão cada vez mais frequentes e acessíveis, e melhoram o nível de serviço ao consumidor. Um cuidado nesta área é que os equipamentos usados para oferecer tecnologia nos pontos de venda são caros e, por isso, é importante gerar conteúdo relevante ao público para que o custo x benefício seja adequado.

Outra tendência ressaltada durante a NRF 2012 foi o engajamento ou o “capitalismo consciente”, no qual os valores da empresa devem estar além da geração de lucro e alinhados à sustentabilidade se quiserem conquistar mais clientes. Ações voltadas à proteção do meio ambiente e, no nosso caso, principalmente à saudabilidade dos alimentos são cada vez mais importantes para os consumidores brasileiros. Por isso, a Abima chama a atenção para, por exemplo, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e o Programa Garantia Abima, que podem fortalecer nossa indústria nesse sentido.

Destacamos que a Abima continuará empenhada em buscar as melhores alternativas mundiais que podem fortalecer os setores de massas alimentícias e pães industrializados. E contamos com vocês, associados, para colocar ideias em prática visando o aumento do consumo.

Via Abima

Nenhum comentário: