Anualmente, as principais novidades na área do varejo são mostradas em Nova York, no Retail’s Big Show, mais conhecido como NRF ou Big Show, o maior evento de varejo do mundo. A feira é organizada pela National Retail Federation e, nesta 101ª edição, foram promovidas mais de 100 palestras, com 400 expositores e mais de 25 mil participantes (dos quais 4,5 mil são brasileiros), entre os dias 15 e 18 de janeiro. Como representante da indústria, a Abima está sempre atenta às tendências internacionais que podem influenciar as vendas de nossos associados.
A grande tendência apontada por quase todos os expositores diz respeito à evolução da tecnologia, que a cada ano se mostra mais incisiva nas decisões dos consumidores. Um estudo global feito pela IBM mostra que 71% dos clientes querem incluir novas tecnologias no processo de compra. Neste cenário, as diferenças entre as lojas físicas e virtuais têm diminuído, os clientes veem o produto na loja e compram pela internet e vice-versa. É o que os especialistas chamam de “omnichannel”, ou “oni-canal”, na tradução para o português, a venda por todos os canais.
No Brasil, ainda temos algumas barreiras como a internet 3G cara e de baixa qualidade, a logística e o fisco, mas é importante observar que o e-commerce tende a crescer. No caso das massas alimentícias e dos pães industrializados, é interessante prestarmos atenção à exposição nos pontos de venda, que podem oferecer emoção e conectividade para atrair novos clientes. Bom lembrar que o brasileiro gosta de interação e ações criativas que induzam o consumidor à compra.
Além disso, a tecnologia também está sendo usada mundialmente como forma de organizar melhor o estoque para precificação e suprimento. Um exemplo é a rede varejista Sonae, de Portugal, na qual os funcionários sabem quando o produto está para vencer e determinam a venda mais barata para evitar quebras. Tablets, QR Code, displays interativos e aplicativos para celular estão cada vez mais frequentes e acessíveis, e melhoram o nível de serviço ao consumidor. Um cuidado nesta área é que os equipamentos usados para oferecer tecnologia nos pontos de venda são caros e, por isso, é importante gerar conteúdo relevante ao público para que o custo x benefício seja adequado.
Outra tendência ressaltada durante a NRF 2012 foi o engajamento ou o “capitalismo consciente”, no qual os valores da empresa devem estar além da geração de lucro e alinhados à sustentabilidade se quiserem conquistar mais clientes. Ações voltadas à proteção do meio ambiente e, no nosso caso, principalmente à saudabilidade dos alimentos são cada vez mais importantes para os consumidores brasileiros. Por isso, a Abima chama a atenção para, por exemplo, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e o Programa Garantia Abima, que podem fortalecer nossa indústria nesse sentido.
Destacamos que a Abima continuará empenhada em buscar as melhores alternativas mundiais que podem fortalecer os setores de massas alimentícias e pães industrializados. E contamos com vocês, associados, para colocar ideias em prática visando o aumento do consumo.
Via Abima
Nenhum comentário:
Postar um comentário