quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Massas devem ficar mais baratas com a redução do PIS/Cofins

A redução de PIS/Cofins para a farinha de trigo e os pães não deve ter impacto para o consumidor, mas em relação às massas, deve haver queda dos preços. Para os pães a prorrogação não melhora [os preços], mas deixa de piorar, e para as massas, a medida deve trazer melhoras?, comenta o presidente da Abitrigo, Sérgio Amaral.

Pãozinho

Com a medida anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (1), a redução do PIS/Cofins sobre os pães comuns e a farinha de trigo foi prorrogada por mais um ano, passando de 31 de dezembro deste ano para a mesma data do próximo ano. ?Essa renovação é muito positiva, pois, se o PIS e a Cofins voltassem a ser cobrados, teríamos uma tributação de pouco mais de 9% sobre a farinha de trigo?, explica Amaral.

De acordo com o presidente, a volta da tributação acabaria impactando no preço do pãozinho. Teríamos um aumento de 10% no preço dos pãezinhos, acrescenta Amaral.

Massas

Para as massas, o PIS/Cofins foi reduzido de 9,25% para zero, válido até 30 de junho de 2012. É uma novidade que deve permitir a redução dos preços das massas, comenta Amaral.

Segundo o presidente da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias ), Cláudio Zanão, o consumidor deve sentir os impactos da redução do tributo. Pelos nossos cálculos, haverá uma redução de até 6% no preço do macarrão para o consumidor final, que sentirá este impacto no início do próximo ano, explica.

Em nosso entendimento, o benefício faz todo sentido porque o macarrão é um dos itens da cesta básica do brasileiro, assim como o arroz e o feijão, que já são desonerados, finaliza Zanão.

Fonte: ABIMA

Nenhum comentário: