sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Abima dá início ao Programa Garantia (PGA) 2012

No último dia 13 de outubro, a Abima realizou no Hotel Howard Johnson, em São Paulo, um works hop para apresentar o Programa Garantia Abima 2012. O objetivo é adequar o PGA ao Global Food Safety Initiative (GFSI), organização que reúne algumas das maiores empresas de diversos setores, entre eles fabricantes e redes de varejo, para atestar a segurança alimentar mundial. O PGA é elaborado em parceria com o Bureau Veritas, grupo certificador que opera em mais de cem países e é reconhecido por mais de 40 organismos nacionais e internacionais.

Para realizar a adequação, as companhias devem estar alinhadas à ferramenta “Global Markets Tookit”, que prevê dois níveis de avaliação: básico e intermediário. Com estes níveis completos, as empresas são certificadas em uma das normas reconhecidas mundialmente pelo GFSI. Para alcançar essa norma, devem passar por um processo de auditoria que é fonte de melhoria e vai além dos cumprimento dos requisitos exigidos para se alcançar a certificação.

No workshop realizado pela Abima, sorteamos duas auditorias, uma de nível básico e outra de nível intermediário, entre os associados presentes. Os vencedores foram a Vilma Alimentos com a auditoria básica e a Vitamassa com a intermediária. A unidade de Contagem/MG da Vilma será auditada no dia 16 de novembro, enquanto a unidade de Caruaru/PE da Vitamassa passará pelo processo nos dias 17 e 18 do mesmo mês. O processo é importante porque capacita a empresa quanto aos objetivos da segurança de alimentos, baseados em avanços científicos e técnicos, além de ser uma ferramenta de negócios e de marketing. A auditoria vai ajudar o associado a manter um alto nível de qualidade dos produtos que fabrica.

Após as auditorias piloto que foram sorteadas, a Abima vai ajustar o programa final com um treinamento dos auditores internos das empresas associadas ao Programa de Garantia Abima 2012. As datas escolhidas, de acordo com os associados presentes, foram 18 e 19 de janeiro do próximo ano. Lembrando que a iniciativa, como todas as outras ações da Abima, visa aumentar o prestígio e o consumo do setor de massas alimentícias, sempre de acordo com os interesses de nossos associados.

Via Abima
http://www.abima.com.br/notEabima.asp?cod=236

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