quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PNRS: Associados da Abima têm vantagens ao aderir a projeto do CEMPRE

Está em vigor desde agosto de 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei de n. 12.305, que define ações obrigatórias para destinação final ambientalmente adequada de diversos produtos. A PNRS foi complementada pelo Decreto 7.404/2010, cujo art. 17 estende a obrigatoriedade da logística reversa aos produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.

Se antecipando ao impacto que a legislação pode causar aos setores de massas alimentícias, pães e bolos industrializados, a Abima aderiu à coalizão do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem usando o conceito de gerenciamento integrado do lixo. A entidade é mantida por empresas privadas de diversos setores, incluindo o supermercadista e o distribuidor.

Para maiores informações sobre o CEMPRE, bem como as empresas associadas a esta entidade, acesse: www.cempre.org.br.

O projeto do CEMPRE é implementar a PNRS nas 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014. Algumas das metas são triplicar o número e/ou a capacidade das cooperativas de reciclagem e incrementar a coleta seletiva municipal, atingindo 100% da população nessas cidades. O custo deste projeto será rateado entre as entidades membros da coalizão, e o cálculo será feito de acordo com o volume de embalagens que o nosso setor utiliza.

Por isso, repassamos aos associados nesta semana o custo total do projeto e solicitamos o valor correspondente à utilização anual de embalagens pós-consumo, ou seja, a embalagem que fica na mão do consumidor final de macarrão, pão e bolo industrializados. A intenção da Abima é procurar uma alternativa para que nossos associados tenham um custo menor para se adequar à lei e acreditamos que a coalizão do CEMPRE é uma excelente opção, uma vez que, rateando os custos entre todos os associados, diminuímos o impacto no caixa das empresas, temos mais representatividade nos juntando a um grupo maior composto por grandes companhias e finalmente, ao nos adequarmos à lei, evitando imbróglios jurídicos.

No dia 23/NOV, teremos uma reunião do Conselho Gestor de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados para análise da participação da Abima na coalizão.
Contamos com vocês para manter nosso setor competitivo e ambientalmente responsável.

Fonte:Abima 09/11/2011

Nenhum comentário: